Assim como se previne doenças do corpo com algumas atitudes saudáveis, também se pode prevenir as doenças oculares.
Listamos abaixo alguns cuidados básicos e preventivos para que se evitem os problemas que causem mal à visão:
Cuidados com a higiene
Para evitar as infecções nos olhos e infecções como as conjuntivites infecciosas, as precauções indicadas são de lavar as mãos com frequência, evitar tocar ou coçar os olhos, não compartilhar toalhas, fronhas, maquiagem, colírios, entre outros produtos de uso pessoal.
Cuidados na infância
O desenvolvimento visual ocorre na primeira infância, ou seja, até os 7 anos de idade e as intervenções necessárias devem iniciar o mais precocemente possível. Os pais devem observar os olhos dos seus filhos e encaminha-los ao oftalmologista ao notar qualquer alteração de cor, tamanho ou lacrimejamento excessivo.
Óculos de sol
Os óculos de sol devem ser usados por adultos e crianças desde que tenham proteção de 99% a 100% contra os raios UVA e UVB e bloquear pelo menos 75% da luz percebida pelos olhos. Os óculos escuros de má qualidade expõem ainda mais os olhos porque promovem a dilatação da pupila favorecendo a entrada dos raios de luz.
Medida da pressão intraocular
É importante que todas as pessoas acompanhem e procurem medir a pressão intraocular pelo menos uma vez por ano, principalmente se houver casos de glaucoma na família e após os 40 anos.